• Gabriela Rangel

𝑅𝑒𝑠𝑒𝑛𝘩𝑎 || 𝑉𝑖𝑙𝑎̃𝑜


Ei pessoal, Tudo bem com vocês? Hoje venho aqui trazer a resenha desse livro totalmente peculiar e incrível que é Vilão.



Vilão é escrito por V. E. Schwab e tem ao todo 364 páginas. Publicado no Brasil pela editora Record, esse livro é uma história sobre ambição, inveja, desejo e superpoderes.


Sinopse:


Victor e Eli, dois jovens brilhantes, arrogantes e solitários, se conheceram na Universidade de Merit e logo se deram bem, identificando um no outro a mesma sagacidade e a mesma ambição. No último ano da faculdade, o interesse em comum numa pesquisa sobre adrenalina, experiências de quase morte e poderes sobrenaturais lhes oferece uma possibilidade antes inimaginável: de que uma pessoa, sob as condições certas, seja capaz de desenvolver habilidades extraordinárias. No entanto, quando colocam em prática essa teoria, as coisas dão muito errado.
Dez anos depois, Victor foge da prisão, determinado a encontrar seu antigo amigo ― agora inimigo. Para localizá-lo, ele conta com a ajuda de uma garotinha, Sydney, cuja natureza reservada esconde uma habilidade sem igual, mas extremamente perigosa. Enquanto isso, há dez anos Eli tem uma única missão: erradicar todas as pessoas ExtraOrdinárias que encontra ― exceto sua ajudante, Serena, uma mulher enigmática e persuasiva, capaz de impor sua vontade a qualquer um.
Armado com poderes terríveis e movido pela lembrança da traição e da perda, Victor caça seu arqui-inimigo em busca de vingança e de um embate no qual sabe que um dos dois deve morrer.

Victor e Eli são dois jovens universitários que criaram um laço de amizade. Arrogantes e inteligentes - até demais - no último ano de universidade decidem fazer um trabalho envolvendo o âmbito da adrenalina. Eli decide ir à fundo e entrar na temática de experiências de quase morte (EQM), levantando a hipótese de que nesse nível de adrenalina as pessoas podem desenvolver poderes, originando um ExtraOrdinário (EOs).


A narrativa intercala entre presente e passado, e é algo muito importante para a história saber como Victor e Eli se conheceram e as consequências da pesquisa que eles fizeram juntos, e que não esperavam dar certo.   

 

"Alguém poderia muito bem se dizer um herói e mesmo assim sair por aí matando dezenas de pessoas. Outro poderia ser rotulado de vilão por tentar impedi-lo. Muitos humanos eram monstros, e muitos monstros sabiam fingir humanidade."

 

Ao contrário de outros livros desse gênero, os personagens secundários aparecem bastante nessa trama, assumindo papéis intrigantes que tornam a história ainda melhor. Um destaque aqui para Sydney, uma jovem de 13 anos que possui uma habilidade sem igual; Mitch, um homem cuja aparência esconde sua maior qualidade, a inteligência.


É interessante como a autora mostra a possibilidade de manipular aquilo que se acredita para justificar toda e qualquer ação. A mania de Victor, riscar os livros a dar a eles novos significados, é uma forma de controlar a realidade, a partir da modificação de um texto (muitas vezes dando a ele o sentido contrário).


O livro é incrível, a amizade peculiar entre o grupo principal me encantou e toda aquela confusão para entendermos quem é o verdadeiro vilão é muito interessante.

 

"Tenta encarar as coisas da seguinte forma: nas histórias em quadrinhos, existem duas maneiras de se tornar um herói. Ou é inato ou é adquirido. Há tanto o Superman, que nasceu daquele jeito, quanto o Homem-Aranha, que se tornou o que é."

 

Vilão é um dos melhores livros que eu já li. Foi a melhor leitura de 2019 sem dúvidas. Tinha bastante tempo que eu não lia algo que me prendeu de verdade e me fez ter aquela vontade de ler 24h por dia. Eu ouvi muita gente falar bem da escrita da V. E. Schwab, mas não imaginava que seria boa em uma escala tão grande assim!


Pelo que vocês já devem ter percebido, eu realmente amei o livro. Eu recomendo para TODOS sem exceções! Vilão com certeza está favoritado e vai estar no meu coração para sempre! Victor Vale, eu te amo.



 

NOTA: ✩ ✩ ✩ ✩ ✩

TÍTULO: Vilão

AUTOR(A): V. E. Schwab

TRADUTOR(A): Flavia de Lavor

EDITORA: Record

PÁGINAS: 364

ANO: 2019