• Gabriela Rangel

𝑅𝑒𝑠𝑒𝑛𝘩𝑎 || 𝐶𝑎𝑟𝑎𝑣𝑎𝑙

Ei pessoal, como vocês estão nessa quarentena? Espero que bem! Hoje trago a resenha de um dos meus livros favoritos. Caraval é o primeiro livro de uma trilogia, espero que gostem!


Sinopse:

Tudo o que você já ouviu sobre Caraval, não se aproxima da realidade. É mais do que um jogo ou uma performance. É o mais perto que você chegará da magia neste mundo... Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível. O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada

A história acompanha Scarlett e Donattela, duas irmãs que desde criança ouviam histórias da avó sobre o Caraval e de Lenda - Mestre do Caraval. Filhas de um pai rigoroso, Marcelo Dragna, Governador da Ilha Dragna. A relação entre eles não é fácil, ele é violento e não atura a desobediência de suas filhas e como forma de punição, ele usa uma irmã contra a outra.

Desde criança, quando ouvia as histórias contadas por sua avó, Scarlett sempre desejou conhecer Lenda e o próprio Caraval. Com isso, ela lhe enviava cartas constantemente, no entanto o retorno delas não acontecia. As coisas mudam quando uma carta de retorno de Lenda chega em suas mãos como um convite para conhecer o Caraval.

Entretanto, Scarlett não imaginava que Donatella, sua irmã mais nova e super inconsequente, fosse arriscar tudo para levá-las até aquele espetáculo. Mas será que Scarlett está pronta para adentrar nesse mundo de intrigas, onde a fantasia e a realidade se misturam de uma forma jamais vista?!

 

"O que quer que tenha ouvido sobre o Caraval não se compara à realidade. É mais do que só um jogo ou apresentação. É a coisa mais parecida com magia que você verá neste mundo."

 

Caraval é um livro encantador. Um universo fantástico e um pouco psicodélico, faz a mente do leitor criar mil teorias. A escrita da autora me agradou bastante, é extremamente rica e cheia de metáforas. É impossível não se encantar pelo mundo, e com o passar da leitura nós só queremos entender esse universo, que pode ser tanto fascinante quanto perigoso.

E, definitivamente, um dos pontos fortes de Caraval são as reviravoltas, o livro nos passa uma sensação de que finalmente estamos desvendando o mistério, mas logo depois nós vemos que não sabemos de absolutamente nada! A capacidade da autora de brincar com o leitor é espetacular!

Entretanto, o verdadeiro foco de Caraval vai muito além de um jogo, vai além até mesmo do amor fraternal de Scarlett e Tella. Ele mostra a evolução de uma garota oprimida para uma mulher decidida. Scarlett entra no jogo para apenas para salvar sua irmã, mas as provações acabam dando a ela força para se impor mais, mostrando uma verdadeira evolução. É realmente muito interessante a maneira que a autora escolheu para mostrar uma superação pessoal de uma maneira tão informal e instigante.

 

Antes, Scarlett sempre sentia que não tinha escolha. Agora, começava a perceber que tinha. Só precisava ser corajosa o bastante para fazer as escolhas difíceis.

 

Como podem perceber, eu realmente amo Caraval e não tenho nenhuma crítica para fazer. A trilogia já esta toda disponível para vocês lerem — Sim, eu já li tudo! Para ser bem sincera, no ultimo livro, eu já não me importava tanto com a Scarlett, só queria saber o que a Tella ia arrumar da vida ksksks — EU AMO UMA PERSONAGEM — O segundo e o terceiro livro, nos mostra a história de Tella e tudo que esta por trás de Lenda.

A edição da Novo Conceito é um espetáculo. O meu exemplar é em capa dura e está com uma diagramação perfeita. A capa tem alto relevo, além de ser um espetáculo a parte. Não encontrei erros de revisão. Então só tenho elogios.

 

"Remember, It's only a game..."

 

Título: Caraval

Autora: Stephanie Garber

Páginas: 352

Editora: Novo Conceito

Avaliação: ★★★★★ + ❤